Zeta Security
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Uma pequena introdução ao HTML

Ir para baixo

Uma pequena introdução ao HTML Empty Uma pequena introdução ao HTML

Mensagem por Allan Qui Abr 19, 2012 11:07 pm

Viva! cheers aqui estou para mais uma introdução/tutorial para aprender algo de mais útil. Agora, vou começar um pouco com o HTML...

Você pode não acreditar, mas tudo que você está vendo aqui, assim como tudo que você vê na internet, é fruto de programação feita usando o HTML combinado com outras linguagens e recursos como CSS, Flash, JavaScript, PHP, ASP… Clique com o botão-direito (o auxiliar) do seu mouse em qualquer área do site que não tenha imagem ou animação e escolha a opção “ver código-fonte”, ou algo similar, para entender melhor o que eu acabei de lhe dizer.

codigo_fonte

Estranho? Complicado? nada… é mais fácil do que você imagina.

HTML é sigla para HyperText Markup Language – Linguagem de Marcação de Hipertexto (Em alguns locais se encontra como Linguagem de Formatação de Hipertexto)

Como o próprio nome diz, o HTML não é uma linguagem de programação, e sim de marcação e/ou formatação de Hipertexto – Trocando em miúdos, significa que com HTML puro você só consegue criar páginas-web estáticas, contendo material estático (textos, links, figuras, sons…). É possível criar páginas atraentes? sim, é possível. Mas eu, por exemplo, teria “mil vezes” mais trabalho do que tenho hoje para “alimentar” este blog. :-)

Fazer uma marcação significa “dizer” quais ítens estão numa página e quais são seus parâmetros (configurações, opções) e formatações.

Vamos então à parte prática da coisa…

Todo documento HTML apresenta elementos entre parênteses angulares (< e >); esses elementos são as etiquetas (tags) de HTML, que são os comandos de marcação/formatação da linguagem. A maioria das etiquetas tem sua correspondente de fechamento:

<etiqueta>…</etiqueta>

Isso é necessário porque as etiquetas servem para definir a formatação de uma porção de texto, e assim marcamos onde começa e termina o texto com a formatação especificada por ela.

Alguns elementos são chamados “vazios”, pois não marcam uma região de texto, apenas inserem alguma coisa no documento:

<etiqueta>

Os elementos podem ter atributos, como o exemplo abaixo:

<etiqueta atributo1=valor1 atributo2=valor2>…</etiqueta>

Para você ver como HTML é “difícil”, peço que abra um software muito complicado e pesado chamado notepad, ou bloco de notas… Já ouviu falar? (rsrsrs)

Então, com o programa aberto, vamos começar a escrever nossa página.

Toda página HTML tem uma estrutura básica formado pelas seguintes tags:
Spoiler:

Pronto! Temos uma página web! Mas ainda não há conteúdo a ser mostrado. Então vamos colocar uma frase simples e um título para a página:
Spoiler:

Agora sim! temos algum conteúdo! Mas precisamos salvar este arquivo com a extensão .htm ou .html para podermos ver a página num navegador.

Vá ao menu “Arquivo” no topo da janela e escolha a opção “Salvar como…”.
Escolha “Todos os arquivos” no box “Salvar como tipo”. Isto é muito importante – caso você não faça isto, o arquivo será salvo como texto e não como documento HTML.
Salve seu documento com um nome de sua preferência e a extensão html. Exemplo: page1.html (a extensão “.htm” indica que se trata de um documento HTML. A extensão “.html” dá o mesmo resultado. Eu sempre uso “.htm”, mas você pode escolher a que você preferir .htm ou .html). Você pode salvar o documento onde você quiser no seu HD – esteja certo de salvar em um lugar que depois você possa achar com facilidade.

Para ver sua página num navegador, basta dar duplo-clique nela.

O que é importante:

<html></html> Marca onde começa/termina o documento html. Os navegadores “lêm” a página a partir deste ponto.

<head></head> Marca o espaço destinado às configurações da página. Quase tudo aqui não é visível.

<title></title> Marca o título de sua página. É uma das pouquíssimas “coisas” visíveis que são colocadas no cabeçalho.

<body></body> Marca o espaço que será exibido pelo navegador. Ou seja, o conteúdo de sua página.

Uma informação muito interessante, e que você já deve ter notado, é que as tags combinam entre si e que podem ser colocadas umas dentro das outras.

Veja:

<html> “Abre o documento.

<head> está dentro da tag html porque, como todos os outros ítens, faz parte do documento que vai ser lido pelo navegador.

<title> está dentro de head porque é uma configuração…

</title></head> As tags são “fechadas” nesta ordem: da mais interna para a mais externa. a tag <html> não foi fechada porque ainda vamos inserir mais “coisas” dentro do documento…

<body> Abre a sessão onde está o conteúdo (visível) do site. e obviamente fica separado do cabeçalho, mas continua dentro do html.

</body></html> A tag body foi fechada e logo em seguida a tag html pois não há mais nada para inserir ou exibir na página neste caso.

E assim damos nosso primeiro passo no HTML. Há muita coisa ainda para aprender, mas isso vai depender somente da sua (boa) vontade…

Na página a seguir há uma lista de tags comuns, e de links onde você poderá aprender muito mais sobre HTML. :-)

Fica ligado no fórum para aprender mais de web e outras linguagens também!
Allan
Allan
Administrador
Administrador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 26
Localização : Paraná

https://zetasecurity.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos