Zeta Security
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Novo malware se "instala" na memória RAM do PC

Ir para baixo

Novo malware se "instala" na memória RAM do PC Empty Novo malware se "instala" na memória RAM do PC

Mensagem por Allan Sáb Mar 24, 2012 9:29 pm

Ele explora uma vulnerabilidade no Java, da Oracle

A empresa de segurança Kaspersky Labs descobriu um novo malware que não instala nenhum arquivo no PC da vítima.

Descrito pelos pesquisadores da empresa como um malware “único” e “muito raro”, ele injeta a partir da Web uma dll criptografada diretamente na memória do processo javaw.exe.

Este modo de operação indica que tanto o Windows como o Mac OS X são afetados por ele, além de tornar mais difícil sua detecção pelos antivírus já que ele é executado dentro de um processo confiável.

Depois que a dll é injetada com sucesso na memória do processo javaw.exe, o malware tenta enganar o UAC (Controle de Conta de Usuário) do Windows. Com isso, o Trojan-Spy.Win32.Lurk será baixado, instalado e se conectará a uma botnet.

Esta tentativa de instalação é a principal tarefa do malware, já que viver na memória RAM significa que ele será removido caso o computador seja reinicializado antes que ela seja concluída.

A injeção da dll só é possível graças a uma vulnerabilidade no Java, a CVE-2011-3544. Ela já foi corrigida pela Oracle em 2011, mas muitos usuários não costumam instalar as atualizações para o Java assim que elas são disponibilizadas.

De acordo com a Kaspersky, o malware é servido através de anúncios maliciosos presentes em sites russos. A empresa de publicidade já foi contatada para removê-los.
Allan
Allan
Administrador
Administrador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 26
Localização : Paraná

https://zetasecurity.forumeiros.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos