Introdução a C++

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Introdução a C++

Mensagem por JasonVoorhees em Dom Ago 05, 2012 9:14 pm

História

O C++ foi inicialmente desenvolvido por Bjarne Stroustrup dos Bell Labs durante a década de 1980 com o objectivo de melhorar a linguagem de programação C ainda que mantendo máxima compatibilidade. Stroustrup percebeu que a linguagem Simula possuía características bastante úteis para o desenvolvimento de software, mas era muito lenta para uso prático. Por outro lado, a linguagem BCPL era rápida, mas possuía demasiado baixo nível, dificultando sua utilização em desenvolvimento de aplicações. Durante seu período na Bell Labs, ele enfrentou o problema de analisar o kernel UNIX com respeito à computação distribuída. A partir de sua experiência de doutorado, começou a acrescentar elementos do Simula no C. O C foi escolhido como base de desenvolvimento da nova linguagem pois possuía uma proposta de uso genérico, era rápido e também portável para diversas plataformas. Algumas outras linguagens que também serviram de inspiração para o cientista da computação foram ALGOL 68, Ada, CLU e ML.

Ainda em 1983 o nome da linguagem foi alterado de C with Classes para C++. Novas características foram adicionadas, como funções virtuais, sobrecarga de operadores e funções, referências, constantes, gerenciamento manual de memória, melhorias na verificação de tipo de dado e estilo de comentário de código de uma linha (//). Em 1985 foi lançada a primeira edição do livro The C++ Programming Language, contendo referências para a utilização da linguagem, já que ainda não era uma norma oficial. A primeira versão comercial foi lançada em outubro do mesmo ano. Em 1989 a segunda versão foi lançada, contendo novas características como herança múltipla, classes abstratas, métodos estáticos, métodos constantes e membros protegidos, incrementando o suporte a orientação a objeto. Em 1990 foi lançado o livro The Annotated C++ Reference Manual, que tornou-se base para o futuro padrão. Outras adições na linguagem incluem templates, tratamento de exceções, espaço de nomes, conversão segura de tipo de dado e o tipo booleano.

Assim como a linguagem, sua biblioteca padrão também sofreu melhorias ao longo do tempo. Sua primeira adição foi a biblioteca de E/S, e posteriormente a Standard Template Library (STL); ambas tornaram-se algumas das principais funcionalidades que distanciaram a linguagem em relação a C. Criada primordialmente na HP por Alexander Stepanov no início da década de 1990 para explorar os potenciais da programação genérica, a STL foi apresentada a um comitê unificado ANSI e ISO em 1993 à convite de Andrew Koenig. Após uma proposta formal na reunião do ano seguinte, a biblioteca recebe o aval do comitê.
Depois de anos de trabalho, o mesmo comitê ANSI/ISO padronizou o C++ em 1998 (ISO/IEC 14882:1998). Após alguns anos foram reportados defeitos e imprecisões no documento, e uma correção foi lançada em 2003.

Por muito tempo, o C++ foi encarado como um superconjunto do C (uma discussão sobre o tema encontra-se abaixo na seção de incompatibilidades). Entretanto, em 1999 o novo padrão ISO para a linguagem C tornou as duas linguagens ainda mais diferentes entre si. Devido a essas incompatibilidades, muitas empresas que desenvolvem compiladores não oferecem suporte à versão mais recente da linguagem C.
Pode-se dizer que C++ foi a única linguagem entre tantas outras que obteve sucesso como uma sucessora à linguagem C, inclusive servindo de inspiração para outras linguagens como Java, a IDL de CORBA e C#.



O nome C++

Durante sua fase inicial de desenvolvimento, a linguagem era chamada "novo C" ou ainda "C com classes". O termo "C++" é creditado a Rick Mascitti[6], e foi utilizado pela primeira vez em dezembro de 1983. Ele é uma referência ao operador de incremento ++, significando um acréscimo (uma evolução) à linguagem C. Em tom humorado, desenvolvedores software e especialistas em informática no início da década de 1990 costumavam relacionar o ++ do nome à grande insistência dos programadores em utilizar o C++ da mesma forma que a linguagem C, não usufruindo das novas facilidades que a linguagem poderia fornecer. Assim como o ++ estava sendo aplicado de maneira pós-fixa à letra C, a linguagem C++ era uma evolução do C pós-fixada, que só tornar-se-ia realidade em algum futuro remoto, não naquele momento.


Vantagens & Desvantagens
Vantagens

  • Produção de código o quanto mais eficiente possível.
  • Possibilidade em programação de alto e baixo nível.
  • Alta flexibilidade, portabilidade e consistência.
  • Adequado para grandes projetos.
  • Ampla disponibilidade e suporte, devido principalmente à grande base de desenvolvedores.
  • Não está sob o domínio de uma empresa (em contraste do Java — Sun ou Visual Basic — Microsoft).
  • Padronização pela ISO.
  • Grandes possibilidades para a metaprogramação e programação genérica.
  • Compatilidade com C, resultando em vasta base de códigos.


Desvantagens
  • Compatilidade com o C herdou os problemas de entendimento de sintaxe do mesmo.
  • Os compiladores atuais nem sempre produzem o código mais otimizado, tanto em velocidade quando tamanho do código.
  • Grande período para o aprendizado.
  • A biblioteca padrão não cobre áreas importantes da programação, como threads, conexões TCP/IP, interface gráfica e manipulação de sistemas de arquivos, o que implica na necessidade de criação de bibliotecas próprias para tal, que pecam em portabilidade.
  • Devido à grande flexibilidade no desenvolvimento, é recomendado o uso de padrões de programação mais amplamente que em outras linguagens.
avatar
JasonVoorhees

Mensagens : 28
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Introdução a C++

Mensagem por Allan em Dom Ago 05, 2012 9:59 pm

C++ é difícil... então eu uso C com C++ hehe...
avatar
Allan
Administrador
Administrador

Mensagens : 255
Data de inscrição : 06/07/2011
Idade : 20
Localização : Paraná

http://zetasecurity.forumeiros.com/

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Introdução a C++

Mensagem por JasonVoorhees em Dom Ago 05, 2012 10:07 pm

C++ é dificil mesmo, não uso a um bom tempo
avatar
JasonVoorhees

Mensagens : 28
Data de inscrição : 05/08/2012

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Introdução a C++

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum